segunda-feira, 4 de maio de 2009

Origens do Yoga


Segundo historiadores e arqueólogos, o Yoga começou por volta de 3000 a.C. no vale dos Indus (atual Paquistão) pelo povo denominado DRÁVIDAS (civilização Indus-saraswati).
Agora já descobriram que foram 5000 anos a.C.
Chegaram nessa conclusão por terem encontrado cidades subterrâneas: MOHENJO-DARO e HARAPPA.
A 1500 a.C. começaram a chegar na Índia, as caravanas dos ÁRYAS, uma sociedade patriarcal, nômades e caçadores.
O encontro desses dois povos é o marco da CULTURA VÉDICA.
A idéia de ter surgido o Yoga nessa época foi pelo fato de se haver descoberto selos, sinetes e taboinhas de bronze com a figura de deuses em postura de Yoga, de animais e o olhar entre as sobrancelhas.
A base do conhecimento Hindu é Shruti (raiz Shru - escutar), aquilo que é escutado, passado de mestre para discípulo oralmente.
A literatura Shruti é constituída pelos VEDAS (cerimônia do hinduísmo que tinha a função de manter a ordem do Universo), feitos através de cantos e versos.
Por volta de 800 a.C. surge um texto chamado UPANISHADS (são uma tentativa de interpretar os Vedas). O rito começa a ter uma característica interna, deixando de acontecer nos altares, transferindo para a essência do ser humano. Montados na forma de diálogos, que tem por objetivo a transformação.
Tendo um reconhecimento aos Vedas, mas já reinterpretando à luz da religiosidade hinduísta e da filosofia yogui, surgem grandes literaturas, conhecidas como:
- MAHABHARATA : onde inclui a famosa história do Bhagavad Gita, uma narração do diálogo entre Krishna e o guerreiro Arjuna, mostrando quais as consequências do ego dominante.
- RAMAYANA : um dos mais grandiosos poemas do mundo, a história de Rama, Sita e Hanuman.
- TANTRAS : influenciaram grande parte do pensamento yogue, pois tráta-se de uma filosofia comportamental, sensorial e depressora, em que tudo deve ser sentido antes de acreditado.
- PURANA
- SANATANA-DHARMA
No hinduísmo, entre deuses que sobem a primeiro plano, ao lado de Brahma, estão Vishnu e Shiva, ambos importantes em nossas análises das raízes do Yoga.
Conhecida como a trindade Hindu.
Shiva é considerado o criador mitológico do Yoga.
Nos séculos 300 a.C. a 200 a.C. mais ou menos, Patañjali codificou e estudou o Yoga, conseguindo torná-lo aceitável para a comunidade indiana, através dos Yoga Sutras, um tratado de oito etapas ( Ashtanga Yoga ), que são condutas pessoais e sociais, para que com as práticas, o indivíduo consiga cessar os turbilhões da mente, chegando na sua meta final, a hiperconsciência.
Na época de IX d.C. surgiu o HATHA YOGA, através do mestre Gorakshanatha, proporcionando a iluminação através da manipulação da energia física e meditação. Onde começam a usar o esforço físico para produzir o estado de consciência.
O corpo é considerado uma ferramenta para transcendência, utilizando a união dos opostos para se atingir o equilíbrio. Princípios utilizados por Shiva, a consciência, e Shakti, a energia da união.
A partir de então, apareceram as linhagens do Yoga:
- Raja Yoga : yoga real ( mental )
- Bhakti Yoga : yoga devocional
- Jñana Yoga : yoga do conhecimento, do discernimento
- Karma Yoga : yoga da ação desinteressada
- Laya Yoga : yoga da dissolução do ego
- Mantra Yoga : yoga do som
- Tantra Yoga : yoga da sensorialidade
- Hatha Yoga : yoga das posições físicas.
Outros : Kundalini Yoga, Yantra Yoga, Kriya Yoga, Yoga integral, Power Yoga, Ashtanga Vinyasa Yoga, Iyengar Yoga, etc.
As várias linhas foram criadas para atender as expectativas dos diferentes tipos de pessoas.
Podem existir uma variedade de Yoga, mas a essência é a mesma, a união e a compreensão do seu corpo físico, energético, espiritual, demonstrando a totalidade na mais perfeita sincronia Divina.
Virgínia Yamasaki
Fontes:´
- Anderson Allegro ( http://www.yogasite.com.br/ )
- Contexto sócio cultural da Índia antiga
- Tradição do Yoga - Georg Feuersten
- Yoga - Caco de Paula e Marcia Bindo

Nenhum comentário:

Postar um comentário