sexta-feira, 30 de outubro de 2009

TAPAS

Tapas

“O jovem Gandhi sonhava com uma Índia independente e livre do domínio britânico, e levou uma vida inteira de trabalho infatigável, de tapas, para realizar seu sonho. Tapas é a palavra chave aqui.
Ela se refere a calor intenso, purificador, um fogo que, como o dos alquimistas, transforma metal vil em ouro. A imaginação é a chama que bruxuleia, a parte mais fria do fogo. As chamas cintilantes dão luz para que a forma se revele – na terminologia iogue, a forma é o equivalente sutil do fogo. O que é uma idéia, um conceito, senão uma forma na mente? A tarefa que temos pela frente é atiçar o fogo com o fole de tapas, para que ele se torne quente a ponto de transformar as formas da mente em realidade. A prática do ássana (posturas de ioga) harmoniza a mente e o corpo para essa tarefa. A mente está sempre adiante do corpo. Ela se move no futuro, e o corpo, no passado; o eu está no presente.
Com o ássana, aprendemos a coordená-los, o que nos permite converter a forma das nossas visões na substância da nossa vida.”
( texto retirado do livro “ Luz na vida” de B.K.S. Iyengar )

Esse é um dos Yamas (conduta moral), que mais precisamos utilizar no nosso dia a dia para conseguirmos nossos objetivos, tapas eu diria que é a determinação na ação, e através disso conseguimos respeito pelo que fazemos.
Pensamentos nós temos milhares, idéias vem também, mas colocar tudo que é necessário em prática, precisamos de tapas, sempre.
Colocar em prática dá muito trabalho, mas a satisfação de objetivo concluído e que através disso você pode dar continuidade porque deu certo, isso realmente não tem preço.
Virgínia Mie Yamasaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário